Acoplamento com Grades


1 min de leitura

Os acoplamentos elásticos com grades são utilizados na ligação de eixos rotativos, com desalinhamentos normalmente inevitáveis, tanto radiais como angulares e axiais; a grade elástica em aço liga, absorvem choques e vibrações provenientes das máquinas acionadas ou acionadoras. Por serem blindados, oferecem grande resistência a substâncias abrasivas e podem ser operados a temperaturas maiores que outros acoplamentos do mercado.



SELEÇÃO DOS ACOPLAMENTOS 

1- Calcular a potência: Multiplique a potência (cv) do motor pelo fator de serviço. (consulte a tabela de fatores F) EXEMPLO: Motor de 100cv com fator de serviço 1,5 (100cv x 1,5 = 150cv) 

2 - Seleção do acoplamento: Na tabela “Capacidade Nominal” selecione a coluna que corresponda a RPM de seu equipamento e verifique qual capacidade é igual ou imediatamente superior à capacidade previamente calculada. O tamanho do acoplamento se encontra na lateral esquerda dessa linha. 

3 - Verificação da furação: Verifique se o acoplamento selecionado admite o diâmetro do eixo de seu equipamento. Se o eixo em questão for maior que a furação máxima admissível do acoplamento, torna-se necessário selecionar um acoplamento imediatamente maior. Para acoplamentos superiores ao 17 aF e com fator de serviço maior que 2.5, favor nos consultar.