Correia Dentada BX


O que é correia dentada e pra que serve uma Correia dentada?

Correias dentadas são correias em que o torque e a potência transmitidos para a polia não dependem do atrito para tal tarefa. Isso ocorre porque a correia dentada se encaixa nos canais da roda dentada. Esse encaixe promove uma velocidade angular constante sem deslizamento ou fluência. A transmissão por correias dentadas é feita de modo que os dentes da correia não saltem dos canais da roda dentada, por isso existe uma necessidade de uma pré-carga mínima evitando o salto dos dentes quando se dá a partida ou quando se para a transmissão. Em consequência da rigidez dos cordonéis a uma imperceptível mudança no comprimento da correia ou do passo do dente. Em função disso, a medida em que cada dente da correia engrena com os canais da polia, o encaixe permanece até o fim do engrenamento. O perfil do dente e o passo da correia assim como o perfil do dente e o passo da polia são fabricados de maneira suave para manter uma uniformidade entre o dente e o passo da correia junto com o dente e o passo da polia, tendo um encaixe o mais uniforme possível. Em sua maioria os dentes das correias dentadas tem o perfil trapezoidal, porém para usos mais pesados o perfil do dente é modificado para se obter uma maior seção transversal de cisalhamento promovendo uma redução de tensão de cisalhamento no dente da correia. As correias dentadas tendem a operar com suavidade e silêncio e não à variação de velocidade por ação poligonal como à em transmissão por corrente. 

Aplicação: 

A correia BX bem com a correia dentada BX  é aplicada em sistemas de transmissão de potência em geral para o mercado industrial. A construção sem envelope faz da BX uma correia de aplicação muito apropriada para transmissões que necessitam de pequenas polias e tensores externos. A ampla gama de dimensões cobre uma multiplicidade de aplicações pesadas em bombas industriais, compressores, máquinas, ferramentas, etc.

 Satisfaz as exigências das normas ABNT NBR / RMA / ISO


Norma

Largura(mm)

Altura(mm)

Ângulo

Máximo Número
de frisos

Passo(mm)

MPTA-RMA-RAC IP-20 DIN 2215

13,0

8,00

40°

NÃO SE APLICA

NÃO SE APLICA 


A IMPORTÂNCIA DA CORREIA DENTADA INDUSTRIAL

Hoje em dia, com a evolução da tecnologia ocorrendo em passos largos, é possível encontrar diversas indústrias que fazem a utilização de máquinas e equipamentos cada vez mais modernos. O resultado que é obtido com a utilização dessas máquinas e equipamentos é a melhora dos processos industriais, e com essa melhora, os serviços oferecidos ou os produtos fabricados por essas empresas, com certeza será melhor do que os serviços oferecidos por empresas que não se adaptaram às inovações do mercado.

E as grandes máquinas e equipamentos das indústrias de hoje em dia, só poderão desenvolver suas atividades corretamente, caso suas peças internas estejam operando com o máximo de seu potencial. E uma das peças mais importantes nas grandes indústrias e empresas é a correia dentada industrial. É através da correia dentada industrial que o sincronismo com as polias poderá ser feito de forma adequada.

VANTAGENS EM UTILIZAR CORREIA DENTADA INDUSTRIAL

Além da já conhecida resistência, a correia dentada industrial possui fácil manuseio e possui dentes que são moldados e desenhados especialmente em sua superfície para auxílio nas alternâncias de velocidade que o motor poderá oferecer. A durabilidade e precisão que se pode alcançar com a correia dentada industrial são, com certeza, as grandes vantagens oferecidas por esse equipamento. Além disso, como a correia dentada industrial poderá oferecer maior resistência e durabilidade, serão evitados manutenções e consertos cotidianos e frequentes. O material que é fabricado a correia dentada é resistente, porém oferece fácil flexão. Isso evitará certas complicações na hora de fazer a troca do equipamento.