Adesivos Estruturais


Adesivos Estruturais Industriais 

Às vezes chamado de “cola”, um adesivo é uma substância utilizada para unir duas superfícies e geralmente apresenta uma textura pegajosa. Os adesivos estruturais são desenvolvidos para formar ligações que suportam cargas elevadas por meio de juntas e formulados para melhorar os processos de fabricação e os produtos finais para uma variedade de montagens de compósitos, metais e plásticos. Para saber mais sobre como o adesivo funciona, as vantagens de utilizar adesivos estruturais, os tipos de adesivos estruturais (acrílico, epóxi e uretano) e as melhores práticas para a aplicação e o teste dos adesivos estruturais, leia as seções abaixo.

Formulado para fornecer ligações resistentes e duráveis a uma ampla variedade de superfícies

Os adesivos estruturais da Henkel estão incluídos dentro das marcas LOCTITE e TEROSON. São projetados para cumprir uma ampla gama de requisitos de adesão, vedação e montagem a nível industrial.

Os adesivos estruturais LOCTITE estão disponíveis em embalagens fáceis de usar para aplicações manuais e semiautomáticas, que incluem cartuchos, seringas, tubos e cartuchos duplos para formulações bicomponente. Os adesivos estruturais LOCTITE também são fornecidos com capacidades maiores, como baldes de 19 a 208 kg, para a dosagem de grandes volumes e operações de montagem mecanizada.

Estão formulados para satisfazer as crescentes exigências de design em montagens e reparações de manutenção para:

  • União estrutural de alto desempenho
  • União estrutural de múltiplas superfícies
  • União estrutural de substratos diferentes
  • Adesivos estruturais de baixo risco

Vantagens dos Adesivos Estruturais

  • Eliminação ou redução significativa de métodos custosos de fixação mecânica
  • Melhoria da estética em comparação com as fixações mecânicas
  • Menores tempos de processamento
  • Redução dos custos laborais
  • Preenchimento de grandes folgas
  • Embalagens fáceis de usar

Terminologia Usada para Adesivos Estruturais

Geral

Adesivo Bicomponente - Adesivo ou revestimento formado por dois componentes separados antes de entrarem em reação. Esses materiais precisam ser cuidadosamente misturados nas proporções específicas para alcançar as propriedades desejadas do produto curado.

Adesivo Monocomponente - Adesivo ou revestimento formado por um único componente que cura ao ser exposto a um ambiente ou fonte de energia específico.

Molhabilidade - A capacidade de um adesivo manter contato próximo com as superfícies a serem unidas. Os adesivos dependem bastante de uma boa molhabilidade para conseguir a adesão máxima.

Temperatura de transição vítrea (Tg) - A temperatura na qual o adesivo faz a transição entre os estados vítreo e elástico.

Cinética da Cura

Cura - A solidificação de um adesivo ou revestimento. Quando esse processo é concluído, o material resultante terá alcançado as propriedades mecânicas e físicas desejadas.

Reações exotérmicas - As reações químicas que ocorrem durante o processo de cura do adesivo para produzir calor. A quantidade de calor gerado é uma constante para uma determinada massa de adesivo para alcançar o grau especificado de cura.

Open time/ Tempo de trabalho - O tempo admissível entre a mistura do adesivo e a junção das peças. Peças unidas depois do fim do open time apresentarão baixa força de adesão. Essa quantidade de tempo é determinada pela velocidade de cura do adesivo e, portanto, também depende da temperatura e da massa do adesivo.

Handling time / Tempo de manuseio - O tempo necessário, após a mistura, para o adesivo atingir resistência suficiente para manter as peças juntas sem fixação adicional. Esse valor é normalmente considerado como sendo pelo menos uma resistência ao cisalhamento de 50 a 100 psi. Por ser determinado pela velocidade de cura do adesivo, depende também da temperatura e da espessura da linha de colagem do adesivo.

Tempo até a cura completa - O tempo necessário, após a mistura, para o adesivo alcançar suas propriedades mecânicas finais.

Tempo de purga - O tempo em que um adesivo misturado pode ficar inalterado em um misturador estático antes de não poder mais ser dispensado.

Duração da purga - O tempo necessário para deslocar completamente um adesivo em um misturador estático.