Acoplamento de eixo


2 min de leitura

O acoplamento de eixo é um acoplamento flexível utilizado na ligação de eixos rotativos com desalinhamento inevitável. Esses desalinhamentos podem ser do tipo radial, angular ou axial. Os elementos elásticos desses produtos são resistentes e absorvem choque e vibrações provenientes de máquinas acionadas ou acionadoras. É fundamental escolher o tamanho e modelo correto do acoplamento, que podem ser determinados pela relação entre a potência efetiva dividida pela rotação multiplicada pelo fator de serviço.  Empresas especializadas em acoplamentos industriais oferecem diversos tipos de peças, de acordo com a necessidade do cliente.

APLICAÇÕES DO ACOPLAMENTO DE EIXO

Há muitas aplicações possíveis para o acoplamento de eixo no mercado. Algumas das máquinas mais comuns que utilizam esses equipamentos são geradores elétricos, ventiladores, exaustores, elevadores, máquinas têxteis, compressores, sopradores, fornos, impressoras, laminadores, prensas, serras, entre outros.
Esses acoplamentos estão disponíveis em diversos modelos, que variam na composição dos elementos, tamanhos, medidas e instalação. Sua fabricação obedece às mais rígidas normas e padrões de segurança estabelecidos por órgãos competentes do setor. 

VANTAGENS EM ADQUIRIR ACOPLAMENTO DE EIXO

Há inúmeras vantagens em adquirir acoplamento de eixo de empresas especializadas do setor. Esse tipo de acoplamento flexível é muito utilizado no mercado devido à sua versatilidade e eficiência, além de oferece um excelente custo-benefício a diversos segmentos.
Os elementos de borracha ou poliuretano que caracterizam esses produtos são resistentes a óleo, poeira e água, com elevada capacidade de amortecimento que absorve choques e vibrações para maior segurança. Além disso, sua construção é simples e permite uma instalação rápida e prática, com manutenção de baixo custo.

Os acoplamentos de Borracha são utilizados na ligação de eixos rotativos, com desalinhamentos normalmente inevitáveis, tanto radiais como angulares e axiais. São autocentrantes, pois a banda elástica em borracha reforçada forma uma só peça com os anéis de fixação. Por serem de construção simples os acoplamentos de Borracha permitem uma rápida manutenção sem a necessidade de deslocamento das máquinas acopladas.


Descrição: 

Cubos em ferro e aço; 

Alta compensação de desalinhamento; 

Alta absorção de vibração; 

Cubos cheios e normais para diferentes furações