Acoplamento de motor elétrico


1 min de leitura

O acoplamento de motor elétrico constitui-se em um conjunto mecânico aplicado na transmissão de movimentos rotatórios entre duas árvores ou eixo-árvores. Ao utilizar um acoplamento, a potência e rotação do lado motor é transferida para o lado movido da máquina acionada.

Em geral, os acoplamentos têm como principais funções a união dos eixos, absorção de choques, compensação de desalinhamento, transmissão de torque, redução de vibrações e preservação dos rolamentos dos motores elétricos. Empresas especializadas do setor de acoplamentos industriais oferecem os mais diversos modelos do produto.

TIPOS DE ACOPLAMENTO DE MOTOR ELÉTRICO

Há vários tipos de acoplamento de motor elétrico disponíveis no mercado. Os mais comuns são os acoplamentos elásticos e flexíveis, aplicados a eixos rotativos em linha. Geralmente, esses acoplamentos são auto-centrantes, formando uma única peça com anéis de fixação e uma banda elástica em borracha.
São peças facilmente instaladas e de construção simples, que permitem a manutenção sem necessidade de deslocamento das máquinas acopladas e possibilitam várias montagens diferentes. Há ainda os acoplamentos de precisão e os acoplamentos de engrenagem.

VANTAGENS DE ADQUIRIR ACOPLAMENTO DE MOTOR ELÉTRICO

Há inúmeras vantagens em adquirir acoplamento de motor elétrico de fornecedores de confiança. Os acoplamentos são peças que suportam os desalinhamentos que tanto prejudicam os rolamentos e outros componentes dos motores, o que garante maior proteção às estruturas e diminuem a necessidade de manutenção. Os equipamentos também proporcionam mais segurança, amortecem choques e vibrações do sistema de transmissão e contribuem com o balanceamento na montagem. Além disso, asseguram uma vida útil mais longa ao motor e permitem a manutenção prática e eficiente de todo o sistema.