Acoplamento elástico tipo pneu


1 min de leitura

O acoplamento elástico tipo pneu é empregado na ligação de eixos rotativos, com desalinhamentos geralmente inevitáveis, tanto radiais como angulares e axiais. Ele é autocentrante, pois a banda elástica em borracha reforçada forma uma só peça com os anéis de fixação. Além disso, seu design proporciona várias versões de montagem. Por ser de construção simples, o acoplamento elástico tipo pneu permite uma rápida manutenção sem a necessidade de deslocamento das máquinas acopladas. Para uma longa vida útil e menor necessidade de manutenção, o acoplamento elástico tipo pneu deve ter alinhamento perfeito entre os eixos. Ele é composto por cubos em ferro e aço, que podem ser cheios e normais para diferentes furações. Alta compensação de desalinhamento e alta absorção de vibração são outras características presentes na peça.

APLICAÇÕES DO ACOPLAMENTO DE EIXO

São inúmeros os benefícios do acoplamento elástico tipo pneu, sendo que alguns deles merecem ser destacados. Primeiramente, ele é capaz de suportar desalinhamentos, responsáveis por mais da metade dos problemas com os rolamentos e outros componentes de uma máquina. Logo, o número de intervenções em um equipamento para manutenções diminui consideravelmente.
Com uma média de 70% de isolamento de vibrações transmitidas de um lado a outro do sistema de transmissão, o acoplamento elástico tipo pneu amortece com excelência choques e vibrações. Sua manutenção é rápida, prática e eficiente. Não há necessidade de deslocar o equipamento, o que diminui o tempo de máquina parada, o que não compromete a produtividade.

VANTAGENS EM ADQUIRIR ACOPLAMENTO DE EIXO

Há inúmeras vantagens em adquirir acoplamento de eixo de empresas especializadas do setor. Esse tipo de acoplamento flexível é muito utilizado no mercado devido à sua versatilidade e eficiência, além de oferece um excelente custo-benefício a diversos segmentos.
Os elementos de borracha ou poliuretano que caracterizam esses produtos são resistentes a óleo, poeira e água, com elevada capacidade de amortecimento que absorve choques e vibrações para maior segurança. Além disso, sua construção é simples e permite uma instalação rápida e prática, com manutenção de baixo custo.

Outra vantagem é que o acoplamento elástico tipo pneu dispensa lubrificação. Ele também reduz os ruídos provocados pelas vibrações e choques entre a máquina e o motor. A peça proporciona ainda maior segurança em uma operação industrial nos casos em que ocorre o travamento da máquina. Ao absorver o torque excessivo, o acoplamento elástico tipo pneu protege os demais componentes. Vale ressaltar que a peça garante uma perfeita isolação elétrica entre os eixos, o que evita a causa de sérios problemas com o rolamento.