Loctite HY 4060 trava roscas Hibrido


2 min de leitura

Bicos aplicadores e pistola aplicadora vendidos separadamente 

Caixa C/ 10 Unidades

É um adesivo universal, usinável, com cura de cinco minutos e adequado para uma ampla variedade de materiais, como plásticos, alumínio, aço, borracha, entre outros. O produto tem alta durabilidade, rápida fixação e conta com excelente cura em baixa temperatura e ganhos de segurança. O produto está disponível em cartuchos de 25 ml.

O adesivo híbrido Loctite HY 4060 GY possui como principal característica o tempo de fixação que pode ser de até 5 minutos, além de diversas outras vantagens antes restritas aos adesivos instantâneos e epóxis, tais como:

• Rápida cura, mesmo em baixas temperaturas. Isto traz muita praticidade para manutenções feitas no próprio local. Mesmo que seja em dia ou local frio, isso não afetará a performance.

• Alta capacidade de preenchimento de folgas, o que o torna excelente para aplicações do tipo “potting” e encapsulamento e acabamentos de modo geral.

• Alta capacidade de adesão em diversos materiais, tais como metais, plásticos, borracha, madeira, papel, couro e muitas outras, estendendo as possibilidades a que se restringiam as outras classes de adesivos.

• Além de possuir excelente adequação para adesão de metais, permite usinagem no reparo de peças metálicas, permitindo rápida reposição de peças e equipamentos em serviço.

• Maior espectro de resistência a solventes e ataques químicos.

• Mistura adequada é facilmente identificável pela cor.


Análise comparativa da performance de adesivos híbridos.

O rápido desenvolvimento tecnológico das últimas décadas permitiu que grandes evoluções ocorressem nos modelos de produção industrial, e por sua vez nos métodos de montagem. Um exemplo claro disso é o uso de adesivos industriais em substituição aos métodos tradicionais de montagem como parafusos, grampos, porcas e outros sistemas de fixação mecânica.

Cianoacrilatos e epóxis fazem parte dessas tecnologias que são hoje recorrentemente empregadas no sistema de manufatura, reduzindo tempo, mão de obra e peso do produto final. Porém, mesmo as mais avançadas formulações destes adesivos apresentam alguns desafios de aplicação e uso. Para aumentar ainda mais as possibilidades de aplicação, surgiu uma nova tecnologia, denominada adesivos híbridos.

Formulações de adesivos híbridos para montagens estruturais

Comparando os adesivos Loctite HY 4080 e HY 4090. Ambos são adesivos híbridos, porém suas formulações foram desenvolvidas para apresentar desempenhos diferentes. Se o projeto demandar alta velocidade, o Loctite HY 4090 conseguirá entregar isso com a máxima performance. Em cinco minutos a montagem já apresentará boa resistência. Isso mesmo em baixas temperaturas, economizando custos com aquecimento.

Enquanto um adesivo estrutural comum em geral precisa estar em torno de 23 a 25 graus Celsius para manter sua velocidade de cura, o Loctite HY 4090 permite trabalhos até 5 graus sem alterar a velocidade. Ele consegue unir combinações de substratos muito diferentes, tais como plástico/borracha e plástico/metal. Isso garantirá alta produtividade, qualidade e baixo custo em montagens de peças elétricas e eletrônicas, componentes óticos incluindo lâmpadas e também sinalização visual. Esta característica de alta velocidade o torna ideal para linhas de montagem automatizadas, operando a velocidades que outras tecnologias não conseguem alcançar.


Os adesivos estruturais híbridos possuem uma pistola de aplicação, que contribui para um trabalho mais rápido, limpo e preciso.