Trava Rosca Loctite HY 4080 Adesivo Híbrido


4 min de leitura

Bicos aplicadores e pistola aplicadora vendidos separadamente  - 

Caixa C/ 10 Unidades

Características e Benefícios

Cianoacrilato híbrido e adesivo acrílico para juntas estruturais. É muito resistente e oferece excelente adesão a metais, compósitos e plásticos.

O LOCTITE® HY 4080 GY é um adesivo híbrido de dois componentes, cianoacrilato e acrílico, cinza para juntas estruturais. Proporciona grande tenacidade e excelente aderência a metais, compósitos e plásticos. Oferece fixação rápida em temperatura ambiente e alta resistência operacional após a primeira hora. Possui boa resistência ao descascamento e ao impacto, mantendo alta resistência ao cisalhamento em uma ampla faixa térmica e em juntas com grandes folgas. Os melhores resultados são obtidos ao aplicar o produto com o bico de mistura LOCTITE para adesivos em recipientes de 50 ml (IDH 1826921), o bico de mistura LOCTITE para adesivos em recipientes de 400 ml (IDH 1573135), LOCTITE 96001 (IDH 267452) ou LOCTITE 983439 (IDH 218311).

  • Alta viscosidade (tixotrópica)
  • Excelente adesão a metais, compósitos e plásticos
  • Fixação rápida à temperatura ambiente e alta resistência operacional durante a primeira hora
  • Boa resistência à casca e cargas de impacto, mantendo alta resistência ao cisalhamento

Informação Técnica

% Alongamento @ Quebra80
AplicaçõesAdesão de Plástico, Adesão de borracha, Construção, Ligação de borda, Ligação direta, Ligações estruturais, Reparos exteriores, Reparos interiores, Selagem de borda, Selagem final
Características PrincipaisTixotrópico, Viscosidade: Viscosidade Elevada
CorCinza
Tempo de fixação10 min.
Temperatura do tempo do dispositivo elétrico10 ° C
Forma FísicaLíquido
Tempo de cura completo24 h.
Preencher uma lacuna5 mm
Preenchimento de lacuna (máximo)0,197 mm
Proporção da mistura1: 1 (em volume)
Métodos de AplicaçãoPistola Dosadora
Número de ComponentesBicomponente
Unidade de resistência ao cisalhamento, alumínio gravadopsi
Unidade de resistência ao cisalhamento, aço jateadopsi
Resistência ao cisalhamento, alumínio gravado2960
Resistência ao cisalhamento, aço jateado3670
SubstratosBorracha, Compósito, Compósito: Compósitos Avançados, Elastômero: Elastômero de Elevado Preenchimento, Epóxi, Fenólico, Laminado, Madeira, Metal, Painel de Fibra, Plástico, Revestimento de Não-Gel, Revestimento por Gel, Superfície Pintada, Superfície Seca, Termoendurecido, Termoplástico, Uretano: Uretano Fundido, Vinil
Tipo de CuraCura à temperatura ambiente, Mistura Bicomponente

Adesivos Estruturais

Formulado para fornecer ligações resistentes e duráveis a uma ampla variedade de superfícies

Os adesivos estruturais da Henkel estão incluídos dentro das marcas LOCTITE® e TEROSON®. São projetados para cumprir uma ampla gama de requisitos de adesão, vedação e montagem a nível industrial.

Os adesivos estruturais LOCTITE® estão disponíveis em embalagens fáceis de usar para aplicações manuais e semiautomáticas, que incluem cartuchos, seringas, tubos e cartuchos duplos para formulações bicomponente. Os adesivos estruturais LOCTITE® também são fornecidos com capacidades maiores, como baldes de 19 a 208 kg, para a dosagem de grandes volumes e operações de montagem mecanizada.

Estão formulados para satisfazer as crescentes exigências de design em montagens e reparações de manutenção para:

  • União estrutural de alto desempenho
  • União estrutural de múltiplas superfícies
  • União estrutural de substratos diferentes
  • Adesivos estruturais de baixo risco

Vantagens dos Adesivos Estruturais

  • Eliminação ou redução significativa de métodos custosos de fixação mecânica
  • Melhoria da estética em comparação com as fixações mecânicas
  • Menores tempos de processamento
  • Redução dos custos laborais
  • Preenchimento de grandes folgas
  • Embalagens fáceis de usar

Análise comparativa da performance de adesivos híbridos.

O rápido desenvolvimento tecnológico das últimas décadas permitiu que grandes evoluções ocorressem nos modelos de produção industrial, e por sua vez nos métodos de montagem. Um exemplo claro disso é o uso de adesivos industriais em substituição aos métodos tradicionais de montagem como parafusos, grampos, porcas e outros sistemas de fixação mecânica.

Cianoacrilatos e epóxis fazem parte dessas tecnologias que são hoje recorrentemente empregadas no sistema de manufatura, reduzindo tempo, mão de obra e peso do produto final. Porém, mesmo as mais avançadas formulações destes adesivos apresentam alguns desafios de aplicação e uso. Para aumentar ainda mais as possibilidades de aplicação, surgiu uma nova tecnologia, denominada adesivos híbridos.

Formulações de adesivos híbridos para montagens estruturais

Comparando os adesivos Loctite HY 4080 e HY 4090. Ambos são adesivos híbridos, porém suas formulações foram desenvolvidas para apresentar desempenhos diferentes. Se o projeto demandar alta velocidade, o Loctite HY 4090 conseguirá entregar isso com a máxima performance. Em cinco minutos a montagem já apresentará boa resistência. Isso mesmo em baixas temperaturas, economizando custos com aquecimento.

Enquanto um adesivo estrutural comum em geral precisa estar em torno de 23 a 25 graus Celsius para manter sua velocidade de cura, o Loctite HY 4090 permite trabalhos até 5 graus sem alterar a velocidade. Ele consegue unir combinações de substratos muito diferentes, tais como plástico/borracha e plástico/metal. Isso garantirá alta produtividade, qualidade e baixo custo em montagens de peças elétricas e eletrônicas, componentes óticos incluindo lâmpadas e também sinalização visual. Esta característica de alta velocidade o torna ideal para linhas de montagem automatizadas, operando a velocidades que outras tecnologias não conseguem alcançar.