Correias Planas


O que são correias planas?

As Correias planas, assim como todas as correias, quando utilizadas na mecânica, podem ser encontradas como uma espécie de fita de matéria arqueável, fabricada com níveis de borracha vulcanizada e lona.


As Correias planas são consideradas uma das primeiras correias da indústria, inseridas e largamente utilizadas na indústria atual, conheça mais.

As Correias planas, assim como todas as correias, quando utilizadas na mecânica, podem ser encontradas como uma espécie de fita de matéria arqueável, fabricada com níveis de borracha vulcanizada e lona. Os materiais presentes nas correias servem para conduzir o funcionamento, movimentação e força de um mecanismo de uma polia para outras. Há tipos variados de correias e o perfil de cada uma possui características distintas, além de serem aplicadas em diferentes situações. As Correias planas, por exemplo, é um modelo específico constituídas, originalmente, por uma construção conhecida como “sem fim”, elas, inclusive, podem ser adquiridas em dimensões fora do padrão e, muitas vezes, são comercializadas em rolos.


Confira algumas peculiaridades encontradas nas correias planas

  • Largamente utilizadas em diversas indústrias, há muito tempo as Correias planas podem ser úteis em maquinários agrícolas, por exemplo, como os maquinários de triturar, bombas, sopradores de celeiro, entre outros.
  • Com o objetivo proposto de assegurar que as engrenagens das máquinas trabalharão corretamente, esse tipo de correia é rodeado externamente por uma espécie de tecido que a protege;
  • Totalmente aprovada pelos seus utilizadores, as Correias planas são versáteis e se adequam em diferentes segmentos;
  • Com alongamento reduzido, as Correias planas especificamente, asseguram um encurtado alongamento, além de proporcionarem uma propagação completamente livre de vibrações, ruídos e choques;
  • Elas também apresentam uma grande flexibilidade entre os sistemas, quer seja sistemas de redução ou de multiplicação;

Características das Correias Planas

A modelagem destes equipamentos pode variar de acordo com a necessidade e finalidade das mesmas. As correias planas geralmente são confeccionadas em couro, lona ou borracha, estas podem ser feitas em poliéster ou poliamida, obtendo altos níveis de resistência e durabilidade, mas podem variar em diversos materiais na fabricação. As formas também podem alternar dependendo do equipamento em que as correias planas serão inseridas, sendo confeccionadas de forma mais larga, espessas, com dentições, entre outras aplicações.

Aplicações e uso destes utensílios

A utilização dos equipamentos de correias planas pode variar de acordo com o segmento da indústria em que será inserida. Um exemplo de aplicação destas ferramentas está no setor de gráficas, onde servem como uma espécie de esteira, conduzindo carregamentos de um ponto até outro. Este mecanismo opera perfeitamente na geração de movimento suave, mas adequa-se também aos equipamentos que necessitam de maior velocidade, tornando-se então, um item essencial para garantir fluxo contínuo no transporte de materiais. O uso das correias planas para transmissão de potências se dá através da implementação das correias em motores, rolamentos, motores elétricos ou até mesmo em hélices, servindo para sincronização dos movimentos, tanto dos mais leves, quanto mais pesados, sendo também, uma forma de conectar peças.

Serviços diferenciados

A Logfer  conta a prestação de serviço especial para oferecer aos seus clientes os equipamentos mais adequados e refinados disponíveis no mercado. Entre as aplicações realizadas está o processo de criação de ferramentas sob medida, a customização de correias especiais, que se adequam às necessidades do seu cliente, isso inclui, modelos de correias planas, correias com dentições, taliscadas e outras variantes deste utensílio, incluindo as mais convencionais.